sábado, 7 de julho de 2012

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PSIU POÉTICO 2012


Um tributo à poesia. Esse é o grande objetivo do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético que acontece anualmente em Montes Claros, sempre no mês de outubro, realizado através da Secretaria Municipal de Cultura. Os amantes da poesia, tanto veteranos quanto novatos, já podem enviar o material, porque as inscrições para a 26ª edição, que este ano acontece de 4 a 12 de outubro, sob o título de “Psiu Poético +25”, já estão abertas desde o dia 1º de julho. Para quem ainda não tem material pronto, é só afiar a pena e começar a colocar as ideias no papel, pois as inscrições só terminam no dia 31 de agosto.
Foto: Fábio Marçal
INSCRIÇÕES – O importante e mais interessante é que, para se inscrever, não tem idade, nacionalidade ou qualquer outro critério. Basta transformar os sentimentos em palavras e enviar pelos Correios para a organização do evento. Democrático, o Psiu Poético aceita trabalhos sobre qualquer tema, de escritores e poetas de qualquer idade, brasileiros ou estrangeiros, conhecidos, reconhecidos ou anônimos. Mas vale lembrar que cada pessoa pode inscrever, gratuitamente, até três trabalhos, que devem estar digitados ou trabalhados artesanalmente, desde que enfatize o teor da poesia em si. O Salão Nacional de Poesia também receberá trabalhos para a mostra de poesia visual e arte-postal.
Performances poéticas e teatrais, recitais, esquetes teatrais, intervenções, palestras, debates, vídeos, filmes, músicas, danças, pocket show, lançamento de livros, CDs e demais manifestações culturais poderão se inscrever, desde que tenham a poesia como essência. Nestas categorias, pode ser inscrito apenas um trabalho por participante.
CINE POESIA – Paralelamente à Mostra Nacional de Poesia, o Psiu Poético também abre espaço para quem faz poesia aliada à sétima arte. Por isso, durante o evento será realizado o Cine Poesia, quando o público poderá assistir curtíssimos e curtas que, assim como os demais trabalhos expostos durante o Psiu Poético +25, terão a poesia como principal referência. Para o Cine Poesia, poderão ser inscritas filmagens a partir de 30 segundos. Vale ressaltar que os trabalhos inscritos não precisam ser inéditos. 
Outro detalhe importante é que o Salão Nacional de Poesia Psiu Poético não é um concurso e, portanto, não acontecerão premiações. O que os organizadores querem mesmo é celebrar a poesia, promover o encontro de poetas, escritores e artistas de todos os lugares, apresentando ao público a diversidade desse mundo e suas nuances.
EDIÇÕES – Durante a programação, a poesia e os trabalhos inscritos são levados a vários locais da cidade, apresentados em teatros, praças públicas, escolas e ruas da cidade. O Salão acontece desde 1987, sendo considerado o maior evento do gênero que ocorre no país.
As inscrições podem ser feitas na Biblioteca Dr. Antônio Teixeira de Carvalho, no Centro Cultural Hermes de Paula. Mais informações no endereço eletrônico: www.psiupoetico.com.br.
Fonte: Secom - Prefeitura de Montes Claros-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário